COMUNICADO.

Publicado: 03 Novembro 2021

Prezados Associados do Fundo de Assistência ao Servidor – FASSEM: Lidar com saúde é um grande desafio para qualquer gestor.
Historicamente o atual FASSEM já se tornou, por duas vezes (FAPA e FAMA) insolvente. É contra isso que lutamos.
Nosso plano é assistencial, mesmo assim oferece serviços equivalentes aos melhores planos de saúde, via de regra custando metade do preço, ou menos.
Evidentemente essa equação não fecha e a continuar assim o destino do FASSEM seria o mesmo dos seus antecessores, a inviabilidade.

Desde a chegada da atual gestão temos tomado medidas para o reposicionamento do plano assistencial (estudando modelos de sucesso em planos de saúde e buscado saldar uma dívida que recebemos). No curto prazo, só em 2021, essas dívidas somavam a oito milhões de reais (ou seja, mais de 20% das receitas anuais). Além disso, o FASEM operava - e opera ainda - com um déficit que dependendo do mês supera os quinhentos mil reais. Todos esses números sempre estiveram à disposição dos Conselhos Fiscal e Deliberativo bem como no site e no Portal da Transparência. Temos contado com a sensibilidade e compromisso da atual administração municipal que, no intuito de evitar a insolvência do FASSEM, determinou a manutenção dos repasses rigorosamente em dia, autorizou um aporte de Um Milhão de Reais através de Lei aprovada pelo Legislativo Municipal e autorizou a liberação de recursos necessários para a realização de mais de duzentas cirurgias eletivas represadas dos anos de 2019, 2020 e 2021, as quais estão sendo orçadas para realização nos próximos dias.

Nosso esforço tem sido manter os atendimentos de excelência, porém é fundamental rever contratos e serviços, tabelas de valores praticados, reduzir a rede credenciada garantindo os princípios legais que norteiam a gestão dos recursos, de forma que seja possível o controle de custos visando alcançar o equilíbrio operacional e a sustentabilidade. Sendo assim, informamos que os prestadores de serviço que se desligaram do Plano o fazem por praticar tabelas com valores superiores aos de mercado ou não se enquadraram no formato contratual proposto. Por último, nossa diretriz é o saneamento do FASSEM, garantindo que todo o associado tenha seu atendimento em uma rede credenciada que seja sustentável ao plano (e de excelência ao paciente), respeitando o princípio da economicidade e com a transparência que nos rege desde o primeiro dia. O CANOASPREV é dos servidores e está aberto para recebê-los com suas críticas e contribuições , na sede, pessoalmente, ou pelos outros canais de comunicação ( telefone, email, ouvidoria).

Atenciosamente, A Diretoria.