Confira cronograma de adesão à antecipação da primeira parcela do 13º salário​ aos servidores da Prefeitura​ e tire suas dúvidas

Publicado: 21 junho 2018

A Prefeitura de Canoas divulga o cronograma​ previsto​ de datas e locais para os servidores realizarem a adesão à antecipação da primeira parcela do 13º salário. Aqueles servidores, tanto ativos como inativos, que desejarem aderir à antecipação, deverão se dirigir aos locais nas datas informadas abaixo. O cronograma foi organizado de acordo com a letra inicial dos nomes dos servidores.

A exceção são os servidores lotados nas 84 escolas municipais, tanto as de Ensino Fundamental quanto as de Educação Infantil. ​Para estes servidores, o horário previsto para início das atividades será a partir das 9h de segunda-feira (25), a Secretaria Municipal da Educação fará uma força-tarefa para ir até as escolas para atender os funcionários. Essa medida é apenas para os servidores que estejam atuando nas escolas, para não prejudicar a rotina dos alunos.

Qualquer alteração​ no calendário​ será amplamente divulgada para os servidores ativos e inativos. Lembramos que essa organização é feita em parceria com o Banrisul​ e que estão sendo feitos todos os esforços possíveis para que o atendimento dos servidores transcorra da melhor forma possível.

Confira mais abaixo uma relação de perguntas e respostas, para esclarecer eventuais dúvidas.

Perguntas frequentes:

Como o servidor deve agir?

O servidor deve observar o calendário e se dirigir ao local e dia indicados, segundo a letra inicial do seu nome, para fazer a assinatura do contrato. O procedimento é sem custo ao servidor, simples e rápido e o valor deve ser creditado até o dia 29/06 na conta do servidor, para quem assinar o contrato.

Qual documento devo levar?

O servidor deve levar um documento de identificação com foto (RG ou CNH).

A adesão ao contrato é obrigatória?

Não. O servidor que optar pela operação receberá o valor da primeira parcela do seu 13º salário dentro do prazo estipulado pela lei orgânica (até 30 de junho) sem qualquer prejuízo, já que as despesas bancárias serão custeadas pelo Município.

E o servidor que optar por não fazer a operação?

O servidor que optar por não fazer o contrato de adesão receberá o valor integral do 13º salário em dezembro de 2018.

Quem recebe em outro banco ou possui conta poupança no Banrisul, como deve fazer?

Os servidores que possuem conta registro (que recebem em outro banco) ou conta poupança no Banrisul (iniciadas pelos números 38 ou 39, respectivamente) devem procurar a agência do Banrisul com a qual tenham relacionamento com os seguintes documentos: RG, comprovante de rendimentos e comprovante de endereço.

Quem está negativado ou com alguma restrição de crédito terá essa possibilidade também?

Sim. Esse servidor deve se dirigir da mesma forma ao local e no dia indicado para manifestar interesse na antecipação.

Contratei um empréstimo para antecipar o 13º com vencimento em 20 de junho. O que devo fazer?

O servidor que fez antecipação no banco do 13º salário deve procurar a sua agência para tratar do assunto.

Tem alguma outra forma de solicitar a primeira parcela do 13º salário antecipada?

Não. Para agilizar o crédito na conta, a Administração, em conjunto com o Banrisul, criou um cronograma com diferentes pontos de atendimento. Os servidores deverão se dirigir ao local e dia indicados para a assinatura dos contratos.

Pelo cronograma, meu nome consta na lista que deverá se dirigir a uma agência do Banrisul. Onde será o atendimento?

No saguão de entrada das agências do Banrisul localizadas ou na rua XV de Janeiro ou na rua Tiradentes, sem necessidade de passar pela porta giratória.

O atendimento para assinatura do contrato fecha ao meio dia?

O atendimento aos servidores ocorrerá conforme cronograma, sem intervalo para o almoço.

Servidor ou inativo impedido de comparecer ao local para assinatura de contrato deve proceder como?

O contrato pode ser assinado por um representante com procuração que autorize a realizar a operação.

Como deverão proceder os aposentados e pensionistas?

Deverão observar o cronograma divulgado pelo Canoasprev.

Ainda tenho dúvidas. Onde consigo mais informações?

Pode entrar em contato com o atendimento ao servidor, nos ramais 4832 e 4805, ou se dirigir a qualquer agência do Banrisul.

Fonte: Prefeitura de Canoas